26 de maio de 2024 - 02:34

Saúde

14/05/2024 07:38

UCT de Barra do Garças alerta sobre estoque crítico dos tipos sanguíneos O+ e O-

Para ser um possível doador, procure o banco de sangue, anexo ao Hospital Municipal

Na última quinta-feira (9), a equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Garças (UCT-BG) comunicou que o banco de sangue municipal está com o estoque reduzido e convidou a população local para auxiliar na reposição de bolsas de sangue da unidade. No momento, os tipos sanguíneos mais em falta são O+ e O- (doador universal).

A coordenadora da UCT, Nilvacy Rodrigues, pediu a colaboração da população para a reposição dos tipos sanguíneos em falta, especialmente O-, que possibilita a doação para qualquer pessoa. “Os interessados em doar qualquer tipo sanguíneo, podem procurar a unidade durante todo o ano, já que o estoque necessita de reposição constante, devido à alta demanda de transfusões”, destacou. 

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, pesar igual ou superior a 50 quilos, apresentar documento com foto e cartão do SUS no momento da doação, estar bem alimentado e ter dormido por, pelo menos, quatro horas. Pessoas com sintomas gripais, grávidas, mulheres no período pós gestação e ou amamentando estão temporariamente impedidos de doar sangue. 

Anexo ao Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, o Banco de Sangue de Barra do Garças atende cerca de dez municípios da região. Segundo a coordenação da unidade, uma única bolsa de sangue doada por uma pessoa pode salvar até quatro vidas, por isso a importância da mobilização da população. 

Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Garças (UCT-BG)
Endereço: Av. Marechal Rondon, n° 2.897, bairro Jardim das Mangueiras
Horário: 07h às 10h | 13h às 16h, de segunda à sexta 
Telefone: (66) 3407-2756 

 

Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados