14 de abril de 2024 - 06:10

Saúde

13/11/2023 16:28 Assessoria

Sociedade debate construção de Hospital Regional de Barra do Garças

Deputado do Araguaia menciona que a unidade será a terceira para atender a população de toda a região, junto com Confresa e Água Boa

A sociedade participou do debate para a construção do Hospital Regional de Barra do Garças, em audiência pública sobre o tema na sexta-feira (10/11), na Câmara Municipal da cidade. Há alta demanda por procedimentos de saúde, conforme informaram autoridades.
A audiência pública foi requerida pelos deputados Dr. Eugênio de Paiva (PSB) e Moacir Couto. O recém empossado deputado Professor Gilmar Miranda de Almeida, de Canarana, também participou do evento."Realizamos uma audiência pública extremamente participativa em Barra do Garças, onde debatemos a construção do Hospital Regional na cidade", comemorou o deputado. 
"Sei da importância que o hospital vai ter para Barra do Garças e toda a microrregião", completou Dr Eugênio. "A cidade de Barra do Garças precisa e merece ter um hospital nos moldes de qualidade e estrutura técnica dos cinco hospitais regionais que estão sendo construídos pelo governo no Estado de Mato Grosso", sugeriu na audiência, como já havia feito na quarta-feira (8/11), em sessão da Assembleia Legislativa.
Alta demanda
Segundo técnicos da área de saúde há demanda reprimida dos 10 municípios da região de 391 procedimentos para Cuiabá em ortopedia de joelho, ombro e quadril, conforme dados oficiais entre 2019 e 2023. Desses, 273 são só de joelho. 
As informações se referem aos municípios de Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, informou que o Pronto Socorro Municipal de Barra do Garças atende 200 pessoas por dia. A cidade tem quase 70 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2021.
O deputado Dr Eugênio disse que o Pronto Socorro Municipal de Barra do Garças atende no limite, mesmo com as reformas feitas pela prefeitura e Governo do Estado.
O Governo do Estado de Mato Grosso constrói cinco Hospitais Regionais no Estado, em Juína, Alta Floresta, Confresa, Tangará da Serra e Cuiabá (Hospital Central). 
As unidades vão atender a média e alta complexidade na área da saúde e têm investimento aproximado de cerca de R$ 455 milhões, segundo dados de junho de 2023 da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Terceiro hospital no Araguaia
O deputado Dr Eugênio afirma que a audiência é o início, o "ponta pé", junto com os deputados Moacir Couto e Professor Gilmar Miranda, para que o Vale do Araguaia tenha o terceiro hospital regional para atender a necessidade da população, sendo um em Confresa, um em Água Boa e outro futuramente em Barra do Garças.
Um dos avanços efetivos além do debate foi a doação pelo empresário do ramo imobiliário de área necessária para a construção da unidade,  de cerca de 2 hectares, neste caso em Pontal do Araguaia, cidade ao lado de Barra do Garças. Luiz Antônio Menezes, o proprietário estava na audiência e confirmou a doação.
O Dr Eugênio relembrou a luta e desafio em 1997, quando ele chegou como médico na região, para a construção da Hospital Regional Paulo Alemão em Água Boa, atualmente referência no Médio Araguaia.
"O desafio era enorme, porque o modelo que trazíamos de Minas Gerais era um em que as cidades eram todas próximas e cada cidade atendia uma especialidade", contou. "Quando chegamos em Água Boa para trazer esse modelo, nós vimos que isso não era possível, porque as cidades estão 400 Km ou 500 Km uma da outra", disse.
Araguaia Notícia com Jonas da Silva / Assessoria


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados