14 de abril de 2024 - 04:37

Saúde

07/08/2023 09:41

O Bebê prefeito nasceu!!

 Assessoria

 

A Prefeitura de Nova Xavantina-MT, através das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, CRAS e CREAS e articulação do Selo UNICEF, realizou a entrega simbólica da chave da cidade para a primeira criança nascida na Semana do Bebê de Nova Xavantina-MT que aconteceu nesta manha (04/08).

A pequena Helena nasceu de parto Cesária pesando 2.640Kg e medindo 48 cm, ela é filha de Ana Paula e Caíque.

Bebê prefeito é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da SEMANA DO BEBÊ, sendo uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Nova Xavantina receber a certificação internacional do Selo UNICEF, edição 2021-2024, tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros para assegurar a atenção adequada a crianças ate 06 anos de idade.

A Semana do Bebê passou a integrar oficialmente o Calendário Anual do nosso município e esta edição tem como tema “Aleitamento Materno e Cuidados com o Recém Nascido”.

Com apenas dois dias de vida, no colo da mãe Ana Paula, a pequena Helena, que nasceu no Hospital Municipal Dr Daercio Moraes, tornou-se a “Bebê Prefeita” de Nova Xavantina-MT.

A mãe da pequena Helena recebeu um kit especial do Prefeito Joao Machado Neto com produtos para o bebê e já foi orientada a fazer uma visita à Secretaria de Assistência Social para conhecer os direitos aos quais poderá ser beneficiada.

A criança já sairá do hospital vacinada contra BCG e Hepatite B. Na oportunidade, Helena recebeu o registro de nascimento pela equipe do Cartório, e será acompanhada até os 03 anos de vida pelo Programa Criança Feliz.

Os símbolos estão presentes na cerimônia:

A chave da cidade:  simboliza o fortalecimento das ações intersetoriais no município  e,  para lembrar os cuidados e atenção na primeira infância.

A faixa de bebê prefeito e o certificado:  simboliza o compromisso do gestor com a primeira infância no município.

A planta: simboliza a vida e os cuidados com o meio ambiente na melhoria da qualidade vida das crianças nos primeiros anos de vida para lembrar cuidados e atenção na primeira infância.

Esteve presente na solenidade de entrega da faixa acompanhada à "Bebê Prefeita" a secretária de Saúde, Daianna Rocha, Jailton Abreu, Diretor do Hospital, Lisiane Berghahn, da Divisão de Articulação do Selo UNICEF, Regina A. de Faria Leite, secretária de Educação, Luciana Siqueira, Coordenadora do CRAS, Claudia Grespon, Gerente de Assistência Social, Alinne Katiuscia, Supervisora ​​institucional da saúde pelo selo UNICEF e RT de enfermagem do HMNX, além do prefeito João Bang, que em sua fala emocionada disse: “É com imensa alegria e simbolismo que entrego a chave de Nova Xavantina para a pequena Helena, o 'Bebê Prefeita', que nasceu durante a Semana do Bebê em nosso município. Esta celebração representa nosso compromisso com a primeira infância e o futuro brilhante que estamos construindo para todas as crianças".

Bang finalizou parabenizando aos pais e à equipe de trabalho envolvida. "Parabéns aos pais Ana Paula e Caíque, à querida vovó que aqui está acompanhando sua filha e sua linda netinha, e parabéns à nossa equipe neste momento tão especial. Juntos, seguiremos promovendo cuidado, atenção e um ambiente saudável para todas as crianças do nosso município, Bem-vinda, Helena, à nossa querida e amada Nova Xavantina!”.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados