14 de abril de 2024 - 05:18

Politica

25/03/2024 12:24

Governo de MT apresenta oportunidades de negócios a governo chinês para expandir comércio exterior

Expectativa é de que diversas empresas visitem Mato Grosso nas próximas semanas

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, se reuniram com representantes do Governo Chinês, nesta segunda-feira (25.03), em Pequim, para estreitar o relacionamento entre os governos e prospectar a diversificação de mercados para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China. 
Esta foi a segunda visita de autoridades do Governo de Mato Grosso à China em menos de seis meses. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão,  com representantes dos setores produtivo e industrial do Estado, visando a abertura de novos mercados e a consolidação de parcerias existentes. Na ocasião o Governo de Mato Grosso também participou da maior feira de exportação da China, a China Internacional Import Expo (CIIE).
Em reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, nesta segunda-feira, os representantes do Governo ressaltaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial. Mato Grosso é o estado que mais preserva o meio ambiente e produz alimentos. 
Com apoio da CFNA, o Governo de Mato Grosso busca ampliar o comércio exterior com a China por meio da diversificação de mercados para além do que já é exportado atualmente, como grãos, algodão e carne, e apresentou as oportunidades de negócio no Estado.
A comitiva mato-grossense também se reuniu com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng. Este foi o primeiro encontro entre representantes de Mato Grosso e da cidade chinesa nos últimos 10 anos.

 
Na reunião, o município chinês apresentou empresas interessadas em investir em Mato Grosso. O vice-prefeito também pontuou a intenção de estabelecer relações comerciais para importação e exportação de produtos manufaturados e industrializados, atendendo, principalmente, aos setores do agronegócio, construção e logística.
A última agenda do dia foi o evento Invest In Mato Grosso, direcionado a empresários locais, que contou com abertura realizada pelo vice-governador Otaviano Pivetta. A programação envolveu a apresentação das potencialidades de Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionamento na semana passada. Ainda, contou com um painel sobre as oportunidades no setor industrial de Mato Grosso.
Fortalecimento de parcerias
Desde o ano passado, diversas empresas chinesas têm vindo a Mato Grosso conhecer municípios para futuros investimentos e as instalações da zona de livre comércio. 
Em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso assinou, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um memorando de entendimento com a Província de Hainan para promover o intercâmbio e a cooperação entre as ZPEs. O objetivo é fortalecer a cooperação para facilitar o fluxo ordenado de mercadorias, serviços, capital, talentos e outros elementos.
Neste mês de março, duas comitivas chinesas, compostas, ao todo, por 14 empresários, estiveram em Mato Grosso avaliando as oportunidades de comércio e investimento.
Com a liberação da ZPE para funcionamento e a agenda da comitiva estadual na China, a expectativa é de que, nas próximas semanas, diversas empresas chinesas visitem Mato Grosso para conhecer o Estado e analisem a instalação de indústrias e acordos de parcerias para fornecimento de tecnologia.

Comitiva de MT
A comitiva estadual também é composta pela consultora internacional do Estado para a China, Ariana Guedes e representantes da Fiemt, da Assembleia Legislativa, do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). 
Ainda, participaram das reuniões o embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Bezerra Abbott Galvão, e outros representantes da Embaixada Brasileira.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados