Capacitação em Confresa Fortalece Patrulha Maria da Penha

Policial CAPACITAÇÃO 06/11/2025 16:38

Mais de 4 mil mulheres foram assistidas pelo programa em Mato Grosso neste ano, reforçando a importância do aprimoramento contínuo

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), por meio do 10º Comando Regional, realizou na tarde desta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, uma capacitação estratégica com o foco no fortalecimento da Patrulha Maria da Penha. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Confresa, que serve como sede para a 27ª Companhia Independente, e reuniu policiais com o objetivo de ampliar as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar na região

Ointerior.Ointerior

O treinamento foi conduzido por uma equipe especializada da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), contando com a presença da Tenente-Coronel PM Ludmila Eickhoff, coordenadora da CPCDH, da Capitã PM Denyse Pereira Valadão, gerente da Patrulha Maria da Penha, e dos sargentos PM Edilson Gonçalves Saudações e Rose Daiane Pereira. O encontro buscou aprimorar o atendimento humanizado e integrado entre a Polícia Militar e as diversas instituições parceiras, fortalecendo, assim, a rede de proteção às mulheres do estado.

OinteriorOinteriorOinterior

  • Aprimoramento do Atendimento: O objetivo central da capacitação é garantir que os policiais militares que atuam diretamente com vítimas de violência doméstica recebam formação continuada, assegurando um acolhimento adequado e a aplicação correta das medidas protetivas. "A violência doméstica é um crime grave que viola os direitos humanos das mulheres. A atuação da Patrulha Maria da Penha é fundamental para garantir a segurança das vítimas, coibir novos episódios de violência e promover a responsabilização dos agressores," ressaltou a Tenente-Coronel Ludmila Eickhoff, ao jornal O Interior..

     OinteriorOinterior
  • Ações Integradas: A iniciativa se insere no conjunto de ações estaduais da CPCDH, recebendo apoio direto do Comando-Geral da PMMT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), evidenciando o compromisso do governo em enfrentar o problema.
  • Compromisso e Dados: Até o momento em 2025, a Patrulha Maria da Penha já atendeu mais de 4 mil mulheres em Mato Grosso, conforme dados fornecidos e corroborados por relatórios do primeiro semestre. Este número sublinha o impacto e a relevância do programa. Além disso, no primeiro semestre de 2025, foram decretadas 4.008 medidas protetivas pelo Poder Judiciário, com 346 casos de descumprimento registrados e 124 homens presos em flagrante.

OinteriorOinteriorOinterior

O desdobramento desses treinamentos contínuos é fundamental para manter a eficácia da Patrulha, que se consolida como um pilar na interrupção do ciclo de violência e na devolução da sensação de segurança e dignidade às vítimas em Mato Grosso. A expansão e o aprimoramento do programa, que já está ativo em dezenas de municípios, refletem a prioridade do Estado no combate à violência de gênero.


Chama no Zap

(66) 98405-0740