Operação “Doce Amargo – Acorde Final” desarticula facção criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas com atuação em Cuiabá e Várzea Grande
Por Samir Machado
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, a Operação “Doce Amargo – Acorde Final”, cumprindo um total de 45 ordens judiciais, das quais 25 são mandados de prisão preventiva. A ação tem como objetivo desarticular uma complexa facção criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas, com forte atuação nas regiões de Cuiabá e Várzea Grande.
O foco da operação é atingir a estrutura logística e financeira do grupo, que utilizava um sofisticado esquema para movimentar entorpecentes e lavar o dinheiro ilícito.
-
O Cenário da Operação
-
Quem? Polícia Civil de Mato Grosso.
-
O quê? Operação “Doce Amargo – Acorde Final” contra o tráfico interestadual de drogas e facção criminosa.
-
Quando? Quinta-feira, 30 de outubro de 2025, no período da manhã.
-
Onde? Cuiabá, Várzea Grande e outras regiões do estado e fora dele.
-
Como? Cumprimento de 25 mandados de prisão preventiva e outros 20 de busca e apreensão.
-
As investigações da Polícia Civil revelaram que a facção possuía uma estrutura bem definida não apenas para o transporte e distribuição dos entorpecentes, mas também para a ocultação dos lucros. Fontes da corporação indicaram que o grupo estabeleceu um sistema paralelo de movimentação financeira. "Eles utilizavam transações via Pix para pagamento das drogas, o que visava justamente dificultar o rastreamento e ocultar a origem ilícita dos valores", detalhou a comunicação da Polícia Civil de MT.
-
Tópicos da Atuação Criminosa
-
Tráfico Interestadual: A facção tinha rotas estabelecidas que interligavam Mato Grosso a outros estados, consolidando o caráter interestadual da organização criminosa.
-
Lavagem de Dinheiro: A utilização de transações eletrônicas, como o Pix, em um sistema paralelo de movimentação financeira era a principal ferramenta para a lavagem de dinheiro obtido com o comércio de ilícitos.
-
Combate Intensificado: A operação de hoje se integra ao planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da Operação Inter Partes, inserida no programa "Tolerância Zero" do Governo de Mato Grosso, que visa intensificar o combate às facções criminosas em todo o estado.
-
A repressão ao tráfico de drogas e às facções criminosas tem sido uma constante em Mato Grosso. A Polícia Federal e a Polícia Civil têm atuado em diversas frentes para descapitalizar esses grupos. Em agosto, a PF deflagrou a Operação Narcoimperium, sequestrando bens avaliados em R$ 7,5 milhões de uma organização envolvida no tráfico internacional de drogas em Brasnorte e Tangará da Serra. Meses antes, o Ministério Público de Mato Grosso também agiu, cumprindo mandados em Feliz Natal e Cuiabá, revelando inclusive táticas de facções para conquistar a população com distribuição de cestas básicas.
A Operação “Doce Amargo – Acorde Final” é mais um passo no esforço contínuo das forças de segurança para desarticular o crime organizado, atacando não apenas os executores, mas também a sua base de sustentação financeira.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico — Foto: Reprodução






