No dia 22 de agosto, a partir das 9 horas, na sede da Associação Pestalozzi de Brasília Setor de Clubes Esportivos* acontecerá o encerramento do “Budô - Artes Marciais em Ação”, projeto iniciado em setembro de 2023 pelo Instituto Olga DF, com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com e sem deficiência em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de artes marciais.
Na ocasião, estarão presentes o Dr. Wolf Kos, Presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão; Dra. Olga Kos, vice-presidente do Instituto; Isania Cruvinel Sanchez, Diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte e David Fuezi Lima de Oliva, Coordenador-Geral de Desenvolvimento da Política de Financiamento ao Esporte.
Conduzido por Beatriz de Carvalho, instrutora de karatê, o projeto propaga os ensinamentos e os comandos dos movimentos, entre eles: cumprimento, defesas, ataques e chutes, os katas (movimentos de ataque e defesa e está presente nas artes marciais japonesas e que são realizados em conjunto ou individualmente) e alongamento. "Mesmo com algumas dificuldades de memorização com a nomenclatura do kihon (fundamento), os participantes estão motivados e interessados em compreender mais e mais sobre o universo das artes marciais", observa a instrutora.
Para além da prática esportiva, o projeto também contribui para a autoestima, ajuda a promover disciplina e respeito ao próximo, ou seja, valores essenciais para o desenvolvimento integral dos participantes. "Notar a transformação na vida de crianças e adolescentes que participam das oficinas é uma grande recompensa", diz Janaina Gomes, coordenadora de esportes do OLGA.
O “Budô - Artes Marciais em Ação” é uma iniciativa do Instituto Olga DF e é apoiado pelo Ministério do Esporte.
Sobre o projeto social
O “Budô - Artes Marciais em Ação” oferece oficinas de artes marciais gratuitas para crianças, jovens e adultos com deficiência e sem deficiência em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover a inclusão social, o desenvolvimento pessoal e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Sobre o Instituto Olga Kos de Inclusão
Fundado em 2007, o Olga é uma organização dedicada a criar um mundo mais inclusivo para pessoas com deficiência. Por meio de iniciativas inovadoras, programas educacionais e esportivos adaptados, o Olga Brasília capacita indivíduos com habilidades diversas, promovendo a igualdade de oportunidades e construindo uma sociedade mais justa e compreensiva.
*Anote!
A Associação Pestalozzi de Brasília está localizada no Setor de Clubes Esportivos, Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações, Asa Sul, Brasília, DF. Fone: (61) 3226-0101.