07 de outubro de 2024 - 15:58

Educação

26/07/2024 06:08 Gabriela Andrade / Way

Volta às aulas: como manter a atenção dos alunos e aumentar a motivação

A falta de foco e atenção dos alunos na volta às aulas é um desafio muito comum para pais e professores.

Segundo César Guimarães, físico, matemático e CEO da MMP Materiais Pedagógicos,  esse não é um problema só de pós férias, isso é muito difícil durante o ano inteiro! O professor tem que fazer um malabarismo para os alunos prestarem atenção e tornar as aulas interessantes.

“A teoria fala que você não ensina ninguém, você mostra a informação e a pessoa aprende se ela quiser. E quem decide isso é quem está supostamente aprendendo. As pessoas vão aprender se achar interessante e se perceberem que aquilo faz parte da sua vida. Quando colocamos um material diferente, jogos pedagógicos e itens que a criança identifique que aquilo faz sentido para a vida dela, faz muita diferença”, explica César.

Algo que não seja aplicável também faz com que a criança perca o estímulo, uma aula de geografia, história ou de uma área distante, podem passar a percepção de inutilidade.

Se a dificuldade for muito acima do momento que a criança tem de conhecimento, certamente vai ser um grande motivo para perder o estímulo.

Por outro lado, algo que seja muito fácil também perde o interesse do aluno, se ele vê algo repetido, que já entendeu, com certeza vai fazer com que toda a aprendizagem se torne chata.

“A famosa questão de medo ou recompensa, na qual muitas vezes os docentes vão parar: ou você aprende ou repete de ano, e olha lá que suas notas já não estão boas…, mas esse não é o foco, não é verdade? O ideal é mostrar que tudo que está sendo ensinado tem algo novo, interessante, prático e algo que a pessoa vai levar para a vida toda”, ressalta.

“Nas aulas de matemática uma pergunta clássica que o aluno faz é “quando que eu vou usar essa minha vida?" Então, com o uso do material manipulativo a resposta é imediata: você vai usar isso agora, nessa aula para fazer esse cálculo, isso a pessoa vai tirar aquele abstrato, a distância. Alunos questionam até quando eu vou usar multiplicação ou soma, mas não percebem que vão usar todos os dias. Talvez até não perceba, mas porcentagem e fração também não valorizam na hora de aprender porque não percebe a aplicação prática”, diz Cesar.

Se o professor consegue incentivar e mostrar o que vai fazer parte da vida do aluno, ele vai se interessar muito mais e provavelmente se motivar a estudar. As palavras chave são: aplicável e interessante.

A autoestima também é um grande aliado do professor. A pessoa que sabe mais e tem notas melhores com certeza vai se sentir mais valorizada e ter uma vida mais segura em suas decisões.

Sobre a MMP – Fundada em 1994 é uma empresa dedicada a fornecer materiais pedagógicos para matemática de alta performance. Fundada com o objetivo de apoiar os educadores na tarefa desafiadora de ensinar matemática, a MMP desenvolve produtos que auxiliam na construção do conhecimento de jovens e crianças.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados