Três escolas de Barra do Garças recebem Prêmio Educa-MT
Marcucci está no top 10 de desempenho do estado
Programa estadual Alfabetiza MT premia as 100 escolas com melhores desempenhos educacionais de Mato Grosso
Três escolas municipais de Barra do Garças estão entre as 100 unidades vencedoras do Prêmio Educa-MT. O resultado da premiação, que é uma iniciativa vinculada ao Programa Alfabetiza-MT, foi anunciado pelo governo de Mato Grosso, na última terça-feira (11). Entre as vencedoras, o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Francisco Antônio Marcucci se destacou ficando na 10ª colocação do estado na categoria desempenho.
O Prêmio Educa-MT leva em conta o último Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Esse índice é gerado a partir dos resultados do Avalia-MT, a prova anual de proficiência realizada em várias etapas para medir o perfil de saída dos alunos da alfabetização, das séries iniciais e das séries finais do ensino fundamental.
Com um IDEMT de 4,8, em 2023, a educação de Barra do Garças mostra um ótimo desempenho, inclusive antecipando metas estabelecidas para 2025.
O índice do último ano também revela o contínuo avanço do ensino. Em 2021, quando foi lançado o Alfabetiza-MT, o índice do município foi de 2,4. Em 2022 foi de 3,7. Agora, Barra do Garças volta a superar o IDEMT anterior, em mais de 1 ponto.
Além da escola Marcucci, que alcançou o top 10 dos melhores desempenhos no estado, também foi premiada na mesma categoria o CMEB Moreira Cabral, em 13º lugar, e o CMEB Federico Toscani, na 32ª posição.
As 100 escolas premiadas são bonificadas em dinheiros. O programa Alfabetiza-MT ainda inclui um apoio financeiro para as 100 escolas que tiveram baixo índice de desempenho, com o objetivo de promover um incentivo às unidades que precisam melhorar seus resultados.
Segundo a coordenadora municipal do Alfabetiza-MT Ana Karolyna Sena, o fato de Barra do Garças ter três escolas premiadas e nenhuma entre as com baixo desempenho, indica que o município gradualmente está estabelecendo equidade na educação entre as escolas. Ou seja, o ensino chega a todas as unidades municipais, garantindo educação de qualidade a todas as crianças.
“O avanço não é de uma ou outra escola, é de todas. O que nós queremos é trazer essa referência de aprendizagem a todas as escolas municipais”, afirma a coordenadora.
Em 2021, logo após a pandemia, Barra do Garças tinha uma escola premiada e duas escolas com baixo índice de desempenho nas avaliações. Com a atenção redobrada do poder municipal à educação, esse resultado melhorou a partir do ano seguinte, em 2022, com uma escola premiada e nenhuma unidade com baixo desempenho.
Agora, o município colhe o resultado de todos os investimentos na educação dos últimos anos e apresenta um cenário, com todas as escolas dentro dos parâmetros de desempenho e três unidades premiadas entre as melhores do estado.