O "pré-listing" para exportação é retomado, um feito que reconhece a alta confiança da Europa no controle sanitário brasileiro após o mercado estar fechado desde 2018
Por Samir Machado
É uma excelente notícia para o agronegócio nacional! O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), anunciou nesta quinta-feira (23 de outubro de 2025) que a União Europeia (UE) retomará o processo de "pré-listing" para a aquisição de carne de frango do Brasil.
Na prática, isso significa que o Brasil recupera a capacidade de certificar e habilitar seus frigoríficos para exportar o produto para os 27 países do bloco, um mercado que estava fechado desde 2018.
Direto da Indonésia, onde integra a comitiva do Presidente Lula, Fávaro celebrou o acordo como um "grande feito".
"É mais uma vitória para a agropecuária nacional, em especial para os produtores de frango que fazem do Brasil uma referência mundial em qualidade e sustentabilidade," destacou o Ministro.
A decisão da União Europeia em retomar o "pré-listing" reflete o alto grau de confiança conquistado no controle sanitário brasileiro, com um reconhecimento especial ao trabalho do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Fávaro assumiu o Ministério da Agricultura (MAPA) em janeiro de 2023 com o objetivo de reabrir e ampliar mercados, e este acordo é um marco em sua gestão.

Lula Marques/ Agência Brasil





