Reino Unido precisa de mais energia nuclear para alimentar IA, diz chefe da Amazon Web Services

Economia Nuclear 17/05/2025 08:00 Simon Jack https://www.bbc.com/news/articles/cewd5014wpno

A maior empresa de computação em nuvem do mundo planeja gastar 8 bilhões de libras em novos centros de dados no Reino Unido nos próximos quatro anos.

O Reino Unido precisa de mais energia nuclear para alimentar os centros de dados necessários para a inteligência artificial (IA), disse o chefe da maior empresa de computação em nuvem do mundo.

A Amazon Web Services (AWS), que faz parte da gigante de varejo Amazon, planeja gastar 8 bilhões de libras em novos centros de dados no Reino Unido nos próximos quatro anos.

Um data center é um armazém cheio de computadores que alimentam remotamente serviços como IA, processamento de dados e streaming, mas um único pode usar a mesma quantidade de energia que uma cidade pequena.

Matt Garman, executivo-chefe da AWS, disse à BBC que a energia nuclear é uma "ótima solução" para as necessidades de energia dos data centers, pois é uma "excelente fonte de energia de carbono zero, 24 horas por dia, 7 dias por semana".

A AWS é a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo e financiou mais de 40 projetos renováveis de energia solar e eólica no Reino Unido.

Os 500 data centers do Reino Unido consomem atualmente 2,5% de toda a eletricidade no Reino Unido, enquanto os 80 da Irlanda consomem 21% da energia total do país, com essas números projetados para atingir 6% e 30%, respectivamente, até 2030.

O órgão que opera a rede de energia do Reino Unido estima que, até 2050, os data centers sozinhos usarão quase tanta energia quanto todos os usuários industriais consomem hoje.

Em uma entrevista exclusiva à BBC, Matt Garman disse que as necessidades futuras de energia eram fundamentais para o processo de planejamento da AWS.

"É algo que planejamos com muitos anos de antecedência", disse ele.

"Nós investimos antecipadamente. Acho que o mundo vai ter que construir novas tecnologias. Acredito que a energia nuclear seja uma grande parte disso, principalmente quando olhamos para daqui a 10 anos."

Regulamentação da IA

A AWS estima que 52% das empresas estão usando IA de alguma forma - com uma nova empresa adotando-a a uma taxa de uma por minuto. Garman disse que isso é bom.

"A IA é uma das tecnologias mais transformadoras desde a internet. Ela vai ter um efeito significativo em quase todas as áreas de nossas vidas."

Ele disse que entende por que muitos estão nervosos.

"Com qualquer tecnologia suficientemente nova ou difícil de entender, as pessoas provavelmente ficam com medo dela inicialmente, até entenderem melhor, para que a resposta inicial não seja particularmente surpreendente."

Ele acrescentou que "advertiria contra" a regulamentação internacional.

"A tecnologia está se movendo tão rapidamente que não acredito que o conhecimento das pessoas que estão construindo essas regulamentações será capaz de acompanhar.

"Acho que o caso mais provável é que essas regulamentações realizassem exatamente o inverso daquilo que estão tentando fazer."

No entanto, ele admitiu que pensa muito na responsabilidade de liberar a IA no mundo.

"Toda vez que você constrói uma tecnologia tão transformadora, é importante pensar nesses controles e proteções para que ela possa ir em direção ao aprimoramento da sociedade, não ao detrimento.

"Então, absolutamente. Penso muito nisso, com certeza."


Chama no Zap

(66) 98405-0740