05 de dezembro de 2024

Curtinhas

22/11/2024 09:51

Duas candidatas disputam o comando do Campus Universitário Araguaia da UFMT

Márcia Pascotto e Paula Carvalho se enfrentarão nas urnas no dia 12 de dezembro

Uma professora e uma técnica-administrativa estão disputando as eleições pelo comando do Campus Universitário Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. A votação para a escolha da nova pró-reitora está marcada para o dia 12 de dezembro.

A comissão eleitoral constituída pelas entidades representativas das três classes da universidade, Associação dos Docentes da UFMT - ADUFMAT, Diretório Central dos Estudantes - DCE e Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT - SINTUF, responsáveis pela consulta informal para a escolha do próximo nome que irá ocupar a Pró-Reitoria da instituição divulgaram na última quinta-feira (14) os nomes das candidatas que se apresentam para a disputa.

Márcia Cristina Pascotto, professora de ciências biológicas e diretora do Museu de História Natural do Araguaia - MuHNA. Ela tem o apoio de grande parte dos estudantes e professores, principalmente nos cursos de saúde, biológicas, exatas e agrárias.

Paula Carvalho Rodrigues, servidora técnica-administrativa e atual pró-reitora pró-tempore, assumiu o cargo em 02 de outubro deste ano após a renúncia do então pró-reitor, professor Adam Luiz Claudino. Ela faz parte do mesmo grupo político do também ex-pró-reitor eleito para o cargo, Rodrigo Azevedo. Paula tem grande apoio de sua classe, os servidores técnicos, que não querem perder o comando campus.

Tem direito ao voto, os discentes da graduação e da pós-graduação, regularmente matriculados, servidores técnicos administrativos e docentes ativos, efetivos e aposentados. A eleição ocorrerá de modo online por meio do sistema de votação da universidade, democratizando a participação no processo.

Por meio de sua assessoria, a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou que “apoiará todos e todas que tenham comprometimento e compromisso com a universidade e com a comunidade acadêmica de forma geral”. Destaca também que a UFMT reafirma seu compromisso com um processo transparente, democrático e baseado no respeito às escolhas de sua comunidade.

A consulta é informal devido ao cargo ser de confiança, com nomeação da reitoria. Entretanto existe um acordo desde 2008 de que o reitor ou reitora da instituição nomeará para o cargo um nome escolhido pela comunidade do campus. O primeiro a ocupar o cargo foi o professor José Marques Pessoa, entre 2008 e 2016.

Entre 2016 e 2020 quem esteve no comando do campus foi o professor Paulo Jorge da Silva. O técnico-administrativo e engenheiro civil Rodrigo Azevedo foi eleito e assumiu o cargo em 2020 e renunciou em fevereiro deste ano.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados