15 de julho de 2024 - 10:36

Agronegócio

MILHO E SORGO 12/06/2024 07:44

Colheita de Milho no Paraná Atinge 13% da Área em Ritmo Recorde, Afirma Deral

Condições Climáticas e Plantio Antecipado Impulsionam Avanço da Colheita

A colheita de milho no Paraná alcançou 13% da área total cultivada no estado, avançando seis pontos percentuais em relação à semana anterior, conforme divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira. Este progresso supera significativamente os índices registrados em anos anteriores para este período.

Edmar Gervásio, especialista do Deral, destacou que este percentual é um dos maiores já registrados para esta época do ano. O plantio antecipado e o clima seco contribuíram para o amadurecimento precoce das lavouras, embora tenha havido uma redução na produtividade. "Neste ritmo, devemos encerrar o mês de junho com mais de um terço da colheita concluída, o maior volume histórico para a segunda safra de milho neste período", afirmou Gervásio.

Expectativas de Produção e Impactos Climáticos

Apesar do rápido avanço, a produção final da safra deve ser menor do que o inicialmente projetado devido às condições climáticas. "As lavouras que ainda serão colhidas mantêm condições estáveis em comparação aos últimos 15 dias, o que pode indicar que as perdas de produção tendem a ser amenizadas", explicou Gervásio. Contudo, a estimativa de produção de 13,2 milhões de toneladas deverá ser revisada para baixo no levantamento a ser realizado no final do mês.

Concentração da Colheita e Preços

A colheita de milho está concentrada nas regiões oeste e centro-oeste do estado, que juntas representam 50% da área total plantada, equivalente a 1,2 milhão de hectares. Em Mato Grosso, o maior produtor brasileiro, a colheita também segue em ritmo acelerado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).

Com a aceleração da colheita, os preços do milho no Brasil têm apresentado queda. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontou uma redução acumulada de quase 2% no mês, com a saca sendo cotada a 58,22 reais na região de Campinas (SP), conforme indicador da Esalq/USP.

Safra de Trigo

O Deral informou ainda que 82% da área prevista para o trigo na safra atual já está semeada, com 83% das condições das lavouras avaliadas como boas.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados